Estava assistindo maravilhado, extasiado, embasbacado de novo, o filme Heroi ( Ying Xiong ) do diretor Zhang Yimou, filme de 2002 com Jet Li, Tony Leung Chiu Wai, Maggie Cheung e Zhang Ziyi. Só teve o velho probleminha de sempre que assisto filmes como O Tigre eo Dragão, o Clã das Adagas Voadoras, Matrix. Tem sempre que aparecer alguém para dizer: "que filme mais mentiroso!" Fico puto da vida toda vez que isso acontece.
Acho interessante que pessoas se proponham a assistir filmes de FICÇÃO e FANTASIA e ainda assim usarem de elementos ditos racionais como forma de avaliação da obra assistida. Mesmo sendo, para mim pelo menos, um tanto óbvio que filmes desse tipo exijam uma pequena capacidade de abstração da realidade, fico enfurecido com esses comentários.
Tá certo que entender que os filmes de artes marciais fazem extrapolações de mitos do folclore oriental é muito para quem é leigo em artes marciais, mas assistir Matrix achando que vai ver algo baseado apenas nas leis da física Newtoniana é realmente triste. Há que se pensar como o outro, no sentido de entender aspectos de culturas estrangeiras, há que se colocar uma pitada de física quântica na imaginação, e assistir como as crianças fazem, sem preconceitos e com a imaginação livre para voar.
Um comentário:
véio, concordo com você, é um saco ter alguém do lado dizendo que o filme é mentiroso, aff, eu sei, ela sabe que o filme é exagerado, mas pra que ficar entoando isso?
Até parece que essas pessoas nunca ouviram falar de justiça poética!
Postar um comentário