Para início de conversa, um pouco de psicologia ou pseudo-psicologia, filosofia de botequim se preferirem. Por que esse blog vem a se chamar dirário de um kamikaze? Bom, eis a resposta. Abel vem do aramaico ou hebreu antigo ( não tenho certeza disso) e significa algo como "sopro de Deus" ou "respiração divina" , só que eu nunca me imaginei como uma figura de pretensões messiânicas, para falar a verdade religião passa longe das minhas prioridades diárias, embora eu me considere um cara espiritualizado. Bom, deixa para lá, contiuando... essa história de sopro divino não bateu muito com a minha loucura, até que que saquei que se eu traduzisse para o japonês ia ter um significado mais de acordo com minhas psicopatias.
Kamikaze significa vento divino. Essa expressão vem de muito antes da segunda guerra mundial, quando os pilotos japoneses ficaram famosos ao se transformarem em bombas voadoras, kamikaze foi como foram chamados os dois tufões que atingiram a costa japonesa em 1281 e arrasaram com a frota de Kublai Khan que tentava invadir o Japão pelo mar. Acho interessante essa diferença semântica de que em uma cultura esse sopro traga a vida e em outra traga a morte. De qualquer forma acho muito mais parecido comigo a idéia japonesa que a hebraica, mesmo por que, ainda não consegui ver em mim ou em minhas ações algo que traga a vida, é justamente o contrário. Mas a gente muda a cada hora, a cada segundo, como dizia o Heráclito lá na Grécia há muito tempo atrás, e quem sabe em algum momento eu acabarei descobrindo uma forma de agir nesse mundo se não totalmente de acordo com a idéia judaica, mas pelo menos influenciado por ela.
sábado, 3 de maio de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
2 comentários:
Abel! Que bacana! Adorei as coisas que você escreveu sobre você. Dá pra sacar melhor o homem que você se tornou e reconhecer (e muito) a alma daquele carinha que estudou comigo no primeiro ano científico.
E que bom que você teve essa iniciativa de fazer um blog! Vou colocá-lo na lista de links do meu. Beijo grande e parabéns!
Mas, cuidado, essa coisa vicia :D
Postar um comentário