sábado, 3 de maio de 2008

Falando em espiritualidade

Um dia desses eu quis fundar uma igreja. Estranho? Não acho. Hoje são tantas que surgem por aí. Assim como as faculdades particulares surgem igrejas por aí numa velocidade que só me faz lembrar daquelas teorias que tantavam explicar o surgimento da vida logo no início da história da civilização ou da humanidade. Lá na Grécia, eu não lembro quem disse, mas achavam que a vida surgia espontâneamente. Assim... pop... plup .... plup, plup, plup....... Sem razão, sem sentido de ser, sem motivo aparente, apenas algo normal no nosso universo.
Hoje sabemos que avida não surge assim do nada, que as faculdades também não. Apesar disso parece que a ciência errou feio. E hoje surgem igrejas de todo tipo, de todos os credos, de todos os preços hehhe. Não me entendam mal, não tenho nada contra a liberdade religiosa, longe disso. Tanto que como disse eu pensei em criar a minha própria. Primeiro eu pensei em criar a Igreja Quadrangular do Triângulo Redondo, mas achei que ia ser difícil ter que ensinar um dogma baseado na Geometria das forças Divinas do Universo para uma população sem cultura e educação e conseguir ganhar dinheiro com isso. Então lembrei que um cara lá em São Paulo criou a Igreja do Retorno do Jedi e chegou a faturar alguma coisa com a venda das roupas e espadas de luz de brinquedo com os fiéis. Novamente inspirado resolvi criar a Sagrada Congregação do Ministério da Carne.
Por algum tempo me dediquei a postular os dogmas desse novo caminho para a salvação das pobres almas do mundo. Acabei desistindo também ao perceber as semelhanças com essa Igreja americana que saiu nos jornais algumas semanas atrás, no que se refere a poligamia, a suruba generalizada.
Mais uma vez vi meus planos de dominação do mundo e enriquecimento fácil irem para o brejo. Hoje em dia não tenho mais esperanças de criar uma igreja, percebi que não tenho criatividade e carisma suficiente para para enganar tantas pessoas ao mesmo tempo e por tanto tempo. Mas pensando bem, será que alguém realmente tem?

3 comentários:

Waleska Dacal disse...

Rapá,se eu lhe disser q dia desses eu tava lembrando da gente no bloco 13 falando sobre a criação dessa igreja, que viagem, pensei que vc tinha esquecido!!!Beijos Saudade de ocê!!!!
Waleska

Waleska Dacal disse...

Vou fazer uma ligação direta do seu blog com o meu!!

Silvana Malta disse...

Hahahahahha,adorei o texto, Abel! Crítico, ácido, sarcástico, inteligente e muito bem humorado.Tudo na dose certa. Você escreve bem demais!